Pesquisar este blog

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

O "capa grilos"



Transcrevo parte de uma explicação dada por Carlos Norte sobre o canivete "capa grilos"

"A navalha chama-se Relvas em honra da aldeia onde praticamente toda a população está ligada á cutelaria. Ou trabalham nas industrias de cutelaria da Relvas, Santa Catarina ou Benedita, ou são artesãos de cutelaria que ganham a vida a vender nas feiras as peças que produzem.

O modelo de inspiração desta navalha, é o famoso "capa-grilos", que pela forma muito característica da lamina, permite cortar com muita precisão com o bico da lamina. Por exemplo, ainda hoje é vendida para empresas de publicidade, pois é prática para trazer no bolso e cortar vinil com precisão.

A forma "lombuda" do fio, e a lamina mais larga na ponta, mostra que antigamente era forjada a martelo esticando e compactando o aço na zona onde ela precisa cortar melhor. Era e é uma peça para trabalhos de precisão com muito poder de corte, e uma ferramenta de trabalho usada em muitas profissões.

Históricamente, encontram-se navalhas muito parecidas em mais locais da Europa que reclamam a sua origem, mas quase sempre junto ao mediterrâneo, como a Itália e sul da França, o que leva a crer que se aqui já era fabricada à muitos séculos, terá sido um modelo com algum carisma pelo menos desde a idade média, e inventando um pouco, pode-se quase concluir que se espalhava por rotas marítimas junto á costa, muito provavelmente desde a idade do ferro.

Existe alguma controversia em relação á forma em curva do cabo, mas nos modelos mais antigos do "capa-grilos" a curva é quase sempre ao contrário desta navalha Relvas, ou seja, curvada para baixo em vez de curvada para cima"

Nenhum comentário:

Postar um comentário